20 junho 2019

87 EDIÇÃO DO POETIZANDO E ENCANTANDO

1ªImagem escolhida
Acordei de manhã
abri cedinho a janela,
encostei-me ás grades
observei a natureza,
meditei um pouquinho
arrepiei-me com ela...

A poluição é muita
atormenta quanta baste
falta ar puro, frescura sadia,
doenças mais que muitas
alergias no ar,
asma constante
doenças raras por diagnosticar,
a natureza triste, melancólica
e o planeta a infestar...

Olhei em frente
vi o lamaçal
o caudal do rio a engrossar,
águas barrentas direção ao mar
a natureza morta ,
com o excesso de lixo
que o ser humano transporta...

É triste sim, mas é realidade
façamos algo por caridade,
o mundo é nosso,
cabe a cada um de nós
fazer respeitar!
O que irá nas mentes
das gentes de agora,
Ozono falta e o outro ignora?...

Ainda que vejamos,
vendamos os olhos
sem querer enxergar,
as maldades do mundo
vão a extravasar!!
2ª imagem
A Pequena Princesa 
deixa o trem passar
lá vem mais um, podes viajar,
a vida é bela, mas há perigo no ar
crescer e viver, é uma aventura
criança inocente é perigo na rua...

Meu pequeno anjinho
minha flor de candura,
ser criança, é perigoso
traz tanta amargura,
mas Jesus te protege
que é todo doçura...

Não te assuste porém,
não fiques assim
és princesa formosa,
teu rostinho é  lindo
tem cheirinho de rosa...

O papá vem já
a mamá te espera,
coração agonizante
sem de nada saber,
não receies meu anjo
és ternura e amor,
os teus olhos brilham
como borboleta em flor!!
E vivam as Marchas dos Santos Populares

 Sardinha não poderia faltar
E o Vinho Tradicional e Forasteiro










19 comentários:

Antonio Pereira Apon disse...

A natureza, como uma criança, reclama cuidados e amor. Desnaturado ser humano, já passou da hora de acordar.

Um abraço. Tudo de bom.
💙 Seja caminho.

Roselia Bezerra disse...

Boa noite de paz, querida amiga Luísa!
Que delicia os quitutes que nos brinda! Hum!
A primeira poesia esta em sintonia com a dor que todos vivemos... O planeta morre aos poucos bem aos nossos olhos.
A segunda, na certa, o anjo abencoa e protege a menina de sempre mesmo quando ela esta crescida.
Muito bonita sua postagem, amiga.
Tenha dias abencoados!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

Meu Velho Baú disse...

Que bela partilha
A primeira poesia relembra-nos o mal que estamos a fazer ao nosso Planeta e daí a nossa inquietação.
A segunda a doçura de uma criança
pedindo protecção
E depois Viva o S. João.
Beijinhos

Jaime Portela disse...

Magnífica participação.
Gostei dos dois poemas, são muito bons.
Querida amiga Luísa, um bom fim de semana.
Beijo.

FILOSOFANDO NA VIDA disse...

Bom dia amiga
Desculpe a demora para adicionar seu link e vir apreciar sua maravilhosa participação.
Além dos problemas da net que só vive dormindo e quando acorda cai, esses dias uma tal de sinusite me pegou, nunca tive, ouvia falar que era péssimo e como é! Os ossos da face doem, até os óculos incomoda. Mudança de clima um frio maravilhoso mas aconteceu isso. Estou medicada e as dores aliviando, graças a Deus!
Quanto a sua linda poesia, encantadora!
Minha amiga, acordar cedinho, contemplar a natureza com uma bela paisagem, a poesia flui no coração lindamente como a sua.
Então, lembramos dos anjos e agradecemos a Deus por tanta beleza. Lindas poesias, merecem aplausos!
Quanto ao seu petisco, UMMMMMM sardinha assada, bem sequinha com um vinho é tudo de bom! Que interessante, nunca mais tinha visto o vinho São João! delícia! Obrigada querida por participar com tanto gosto. Seja sempre bem vinda!

Tenha um final de semana feliz e que as festas juninas sejam de paz e alegria. Muitas vezes a nossa comemoração é em família e é maravilhoso!
Feliz festejos juninos! Abraços

NAS ONDAS DA VIDA disse...

Boa tarde!
Vim apreciar sua linda participação, pedir desculpas pois estou com um comentário colado mas o meu carinho é real pois sai do meu coração.
Concluída a reforma da minha casa, estou na arrumação, meus filhos estão chegando, minha nora esperando bebê, meu segundo netinho, filho do meu filho, quero que encontrem tudo limpo e no lugar. Não podia deixar de vir aqui, li todas as poesias, lindas inspirações, merece aplausos!
Parabéns! Amei o aperitivo e a sardinha assada! delícia! Feliz festejos junino! Que tenha comidas deliciosas e muito amor no coração de todos. Abraço grande da amiga Genilda.

NA VIDA TUDO TEM UM SENTIDO disse...

Para o seu dia... Meu desejo... Abra as janelas da alma e do coração. É assim que a gente se inunda de vida: Deixando o sol iluminar tudo por dentro.”

Parabéns pela belíssima participação do Poetizando.
cada semana é uma magnífica poesia encantadora.

A sua poesia é uma verdadeira canção a natureza. Um grito de dor!
Maravilhosa participação.
Um grande abraço.

Teresa disse...

Muy bonito todo. Un beso.

FILOSOFANDO NA VIDA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
FILOSOFANDO NA VIDA disse...

Bom dia querida Luísa!
Você já havia falado desse probleminha do antivírus acusar o blog da Dilene, eu pedi pra ela verificar, verificou e nada encontrou. Eu estou com esse mesmo problema em alguns blogs, da minha querida Carmem e da querida Cidália , do amigo Antônio e outros amigos. O que eu faço, para ficar sem comentário, busco outro navegador e sem problema entro e comento.Perguntei ao rapaz que faz a manutenção no meu not e ele me falou que o avast, qualquer coisa que ele não reconheça acusa, para que eu tentasse com outro navegador. Por exemplo, com o firifox acontece demais. Estou usando a internet explore e o Chorome. Coisa da net, nem sempre é vírus. Não se preocupe minha querida vou deixar esse comentário seu na página dela para que ela saiba do seu desejo de chegar té o cantinho dela. bjuss

NA VIDA TUDO TEM UM SENTIDO disse...

Bom dia minha querida Luisa...muito obrigada pela recomendação!
Olha a Lourdes me falou do caso do meu Blog ...não sei o que acontece, estou passando sempre o antivírus no meu computador...E também mandei meu genro verificar este problema, ele passou o disco da limpeza total no meu Notebook e não acusou vírus...
Espero que você consiga entrar agora no meu Blog.
Um grande abraço...
Parabéns mais uma vez , seu Blog é maravilhoso.

Gracita disse...

Queria amiga Luisa
A natureza chora, grita e esperneia e o coração insensível dos humanos segue no seu processo de suicídio coletivo levando-nos para o abismo da sua ganância apoiada pela ignorância
Menina princesa, foges do quê?
Estás desabrochando para a vida e muito há que se viver
Minha amiga com estes poemas distintos e singulares encantaste-nos com a sua magistral inspiração. Parabéns amiga querida
Beijinhos perfumados de poesia

Toninho disse...

Oi Luisa, que linda poesia neste olhar para a menininha junto a uma linha férrea, na liberdade vigiada num mundo perigoso, onde só Deus pode mesmo proteger. Muito bonita sua inspiração e ternura despejada nas palavras.
E fecho meus olhos para o rio que apodrece e corre para o mar e levando suas porcarias vai criando um mundo nojento para os peixes e os viventes deste mar. E saber da realidade que vivemos no Brasil com represas se arrebentando e despejando suas sujeiras nos rios que as levam para o mar, sua poesia vem como mais um grito diante da burrice do homem para com seu meio.
Belo trabalho amiga e meus parabéns pela arte de poetizar e encantar.
Uma semana abençoada e leve para você amiga.
Beijo de paz.

Jaime Portela disse...

Passei para ver as novidades.
Mas aproveitei para comer umas sardinhas...
Luísa, tenha um bom fim de semana.
Beijo.

Ana Freire disse...

Mais uma formidável participação em dose dupla... com ambos os poemas, traduzindo lindamente o espírito de cada imagem!...
Gostei imenso! Esperando que tenha passado e um animado e muito bem passado São João, Luísa!...
Por aqui, onde moro... este será o mais animado dos finais de semana de Junho, com as festividades, em honra do Santo Padroeiro, aqui da vila... o São Pedro...
Beijinhos! Feliz fim de semana!
Ana

Beatriz Bragança disse...

Olá, Luísa
Que belos poemas!
O primeiro é um alerta em relação ao que estamos a fazer ao Planeta, nosso único local de habitação.
O segundo é de uma ternura incomensurável, que até me emocionei! Coloca-se na pele de uma criança indefesa: tão lindo!
Uma excelente participação no desafio proposto!
Um beijinho
Beatriz

Jaime Portela disse...

Voltei...
Não comi mais sardinhas, mas gostei de reler os teus magníficos poemas.
Querida amiga Luísa, continuação de boa semana.
Beijo.

CÉU disse...

Olá, querida Luisinha!

Poemas sempre a seu jeito e de acordo com as imagens propostas. Gostei mto.

Festas dos Santos Populares com toda a alegria e comes e bebes, k delas fazem parte.

Continue a divertir-se!

Beijos e bfds.

FILOSOFANDO NA VIDA disse...

Boa noite!
O mundo dá muitas voltas.
E foi numa dessas voltas na net
que eu te encontrei,
amizade linda!
Voltando aos poucos, ainda com restrições e continuando a fisioterapia e medicações, mas bem melhor, graças a Deus!
Estou concluindo minha participação e quinta feira voltaremos com o Poetizando, se Deus quiser!
Farei comentários mais reduzidos, mas voltarei pois já estou com saudade desse convívio poético.
Obrigada pelo carinho e votos da minha melhora. Obrigada do fundo do meu coração.
Até quinta feira com mais uma edição com lindas imagens.
Tenha uma linda noite e um despertar de paz e felicidade.